terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Uso sustentável de recursos/a vida como recurso

Antes de consumirmos certos alimentos, deveríamos saber a sua origem e saber mais de onde veem.
Surpreendentemente, alguns peixes que consumimos diariamente, estão em risco ou não se reproduzem ao ritmo a que são consumidas.
Alguns exemplos são chocantes. O bacalhau é um peixe muito consumido pelos portugueses apesar de ser típico de águas muito frias, este é muito apreciado e é nomeadamente comido na ceia de Natal.
O que muita gente não sabe,é que este peixe faz parte da lista vermelha da "greenpeace". O bacalhau é uma espécie ameaçada pois devido ao seu excessivo consumo, a idade de captura tem vindo a diminuir assim como o tamanho permitido para a sua pesca. Grande parte deles não chega à idade de reprodução, ou seja, não dá continuidade à população.


bacalhau no seu habitat                                                                                 bacalhau seco

Infelizmente, o bacalhau não é a única espécie ameaçada que está na nossa alimentação.
O camarão é muito consumido na Europa. Por ser uma espécie que atinge a maturidade sexual muito nova, consegue resistir à pesca. No entanto, várias espécies ficam presas nas redes dos pescadores, como por exemplo algumas tartarugas. Graças a isso essas espécies ficam ameaçadas.

 
           Camarão                                        Redes de pesca



Iolanda, Leonor e Mª Leonor.











terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Estrelas do mar

Existem espécies peculiares no globo terrestre. A estrela do mar é uma delas. São conhecidas por se regenerarem e através dos seus tentáculos conseguirem reproduzir-se.No entanto, este animal tem vindo a ser afetado por vários fenómenos.
Várias estrelas do mar tem vindo a aparecer mortas ao longo da costa. A causa para este súbito acontecimento ainda é desconhecido. No entanto, desconfia-se que as alterações climáticas e a poluição da água interferiram no desenvolvimento de doenças que agravaram este problema.
Quanto mais poluída a água estiver mais este problema vai degradando as estrelas do mar.
Várias espécies têm desaparecido tal como as estrelas do mar. As causas não estão confirmadas no entanto sabe-se que a poluição, tanto marítima como atmosférica, não tem ajudado a resolver o problema.
Tudo isto comprova que quanto mais o ser humano poluir mais espécies para além desta vão sofrer e arcar com consequências provenientes dos nossos atos.

Iolanda,Leonor.