terça-feira, 1 de março de 2016

A vida como recurso

O ser humano desde sempre se interessou no mar, retirou proveito dele, mas nem sempre da forma mais adequada.
Nós temos de gerir de forma sustentável os recursos que temos. 
Várias leis em relação à pesca têm surgido com frequência, infelizmente, a pesca ilegal continua a existir.
O lucro está-se a pôr à frente de tudo. 
Hoje vou falar da vida como recurso e sobre algumas espécies em extinção.
Sabemos que se não cumprirmos as leis relativas à pesca de uma "simples" pesca de peixe, várias consequências vão surgir. 
Isto tem tudo haver com as cadeias alimentares. O ser humano tem alterado de uma forma ridícula as cadeias alimentares, consequentemente, levando à extinção de vários seres vivos.
A gestão sustentável dos recursos dos oceanos é a chave para o equilíbrio.


Fig.1-Sardinha
Vou dar o exemplo da sardinha: Recentemente, os pescadores foram proibídos de pescar sardinha temporariamente. Sabe-se que a partir de março/abril já vai ser possível pescar, outra vez. 
Este ato por parte do governo foi correto, pois garante que as sardinhas se possam reproduzir. O descontentamento da população não ajuda é no combate dos problemas. Temos de pensar no futuro. É preferível pescar sardinha limitadamente do que ao fim de algum tempo não haver mais sardinha porque se extinguiu.
Este foi o exemplo que arranjei para me explicar. As coisas estão a melhorar a nível de legislação, vão haver sempre casos de ilegalidades, mas já se está a fazer os possíveis para as coisas melhorarem.
Para concluir:

Temos de pensar de forma menos egoísta e tomar medidas para impedir a extinção de espécies, pois não queremos viver num mundo em que tudo desaparece, temos de viver em equilíbrio com a natureza.
Iolanda nº9

Sem comentários:

Enviar um comentário